*
litoral RS
Praia de Cidreira
  Aqui você poderá conhecer um pouco mais sobre a praia de Cidreira, no Rio Grande do Sul (RS), suas histórias e pontos turísticos. Facilitando a sua busca por aluguel de imóveis, sendo eles, casas ou apartamentos, na praia através de um completo guia de imobiliárias, casas particulares, hotéis e pousadas. Mostrando fotos e descrições destas.

  Histórico

  Em 1767 a Coroa de Portugal doou a sesmaria de Cidreira para o Almoxarife-Mor Manuel Pereira Franco. Possuia de frente 4,5 léguas (29.700m), com 2,5 léguas de orla marítima (16.500m) e era composta pelas fazendas Cidreira, Rondinha, Roca Velha, Ponta do Mato e Porteira. Posteriormente, devido à sonegação de impostos, a Coroa confiscou as terras para serem leiloadas.

  Em 1819 a Sesmaria de Cidreira foi comprada por Luiz José Ferreira Saraiva, legando ao filho Francisco Pereira Saraiva as terras do Norte: Roca Velha, Rondinha e Cidreira.
Somente após 1860 começaram a vir para Cidreira os primeiros veranistas, ficando em casas de palha, com chão de areia batida. Dentre os pioneiros encontravam-se as famílias Pilla, Boppe, Mostardeiro, Chaves Barcellos, Alberto Bins, J.H.Santos e outras.

  Devido ao difícil acesso não havia moradores, o que passou a ocorrer após a construção do primeiro farol, destacando-se João Neves, Fiscal do Governo Estadual, que passou a residir aqui para impedir a construção de casas sem a autorização do Governo.

  A partir de 1930 começaram a surgir as primeiras casas de madeira, sendo construída (em madeira) a Igreja Nossa Senhora da Saúde, surgindo, também, os Hotéis Atlântico (no local onde hoje é a Estação Rodoviária), Farroupilha (atualmente Edifício Alvorada), Castelo, Farol, Cidreira e outros.

  Em 1950 foi iniciada a construção da estrada ligando Porto Alegre ao litoral (concluida em 1958), desenvolvendo-se o processo de urbanização de Cidreira/Pinhal. Em 1954 a CEEE instalou o primeiro gerador de energia elétrica, seguindo-se na década de sessenta o primeiro posto telefônico e o serviço de tratamento da água, pela Corsan. O município teve a sua origem em Santo Antonio da Patrulha, passando mais tarde a pertencer a Osório e, por fim, a Tramandaí - até que, em maio de 1988, foi emancipado.

  Localização

  Cidreira é a mais antiga praia do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e, também, uma das mais próximas da Capital, distante aproximadamente 120 km de Porto Alegre (de Prefeitura a Prefeitura), pela RS 040.

  Possui outra via de acesso, a RS 786, que liga o município a Tramandaí. De Porto Alegre, via "Free Way", a Osório/Tramandaí/Cidreira, são aproximadamente 130 km.. Cidreira também está ligada ao Balneário Pinhal, pelas RS 040 e RS 784 ou pela RS 786.

  Pontos Turísticos

  Dunas: Considerada uma das maiores reservas de dunas da América Latina.

  Lagoas: Voltadas às práticas dos esportes náuticos.
Praia: Sol, mar, banho, surf, pesca, esporte, lazer.
Plataforma de pesca.

  Farol: Situado entre Nazaré e Salinas, que auxilia as embarcações em seu curso, com seu facho de luz com 30 km de alcance, no sentido norte - sul. Estádio Municipal: Com capacidade para 15.000 espectadores. Concha Acústica e Calçadão à beira-mar











































E-mail/MSN: contato@rzturismo.com.br
Tel/ fax: (51) 3028 6144
Embratur: 32.0001087.1°.0001-0
site por: VisoArt